Freguesia de Maiorga
Telefone - 262 583 244 / Email - jfmaiorga@sapo.pt

Sociedade Filarmónica Maiorguense

Morada:

Rua dos Loureiros, nº 5
2460- 559 Maiorga

Telefone:

262 598 212

E-Mail:

sfm.maiorga@gmail.com

WWW:

http://sfmaiorguense.blogspot.com

 

HISTORIAL

No inicio da década de 80 do século XIX, a exemplo do que se passou noutras zonas do país, um grupo de maiorguenses resolveu criar uma banda filarmónica. Nesse sentido, começaram por criar a colectividade, numa sede própria, tendo posteriormente contratado como professor de música o Capitão Canário, que viria a ser o primeiro maestro da banda.
Segundo diziam os velhos músicos fundadores desta centenária colectividade, a primeira actuação ao público da Banda ocorreu precisamente no 1.º dia do ano de 1884.
Existindo estatutos nessa época, apenas chegaram às mãos da direcção uns estatutos aprovados no Governo Civil de Leiria, em 09 de Abril de 1943.
Tem o estatuto de instituição de utilidade pública, possui a medalha de prata da região de turismo de Leiria, entre vários outros galardões.
Em 1985 a banda teve a sua primeira deslocação ao estrangeiro, Sul de França (Cogolin), tendo voltado à mesma região em 1987 e 1998.
Deslocou-se a Paris em 1998 para um festival internacional, e em 2001 esteve num festival Internacional de bandas em Diepenheim – Holanda.
Nos 125 anos da sua existência, a Banda já participou em mais de 4.500 eventos musicais por todo o país e estrangeiro, entre os quais festas, romarias, missas, procissões, concertos, touradas e festivais de música.
Oriundos das fileiras da Banda, ao longo dos tempos, saíram vários músicos que se tornaram profissionais ou fazem carreira musical.
Actualmente a banda é composta por cerca de 40 elementos, sendo que uma grande maioria tem menos de 20 anos.
Com a Escola de Música a funcionar em pleno, professores de mérito reconhecido e com o projecto dos notitas saltitantes (música para crianças a partir dos 3 até aos 8 anos), espera-se que a Banda continue a crescer.
A S.F.M. possui instalações próprias onde a Escola de Música e a Banda Filarmónica funcionam desde 1995. Em 2003, foi pela primeira vez utilizado o grande Salão Polivalente do Centro Cultural.
Desde Setembro de 2007, Luís Ferreira é o seu maestro.

MAESTRO

LUÍS FILIPE HENRIQUES FERREIRA, nasceu a 17/07/1974. Iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade, na Sociedade Filarmónica Maiorguense, com o Maestro José Manuel Cunha.
É Licenciado em Música, no instrumento Clarinete, Pela Universidade de Évora.
Possui Pós Graduação em Direcção de Orquestra de Sopros, e está a tirar o Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros, no Instituto Piaget de Almada, onde trabalha com diversos professores, e onde tem dirigido vários grupos, nomeadamente, a Orquestra de sopros do Conservatório Nacional de Lisboa, e a Banda Sinfónica da PSP.
É Maestro da Socidade Filarmónica Maiorguense desde Setembro de 2007.

O Tempo

Mapa de Localização

Serviço Religioso

Missa Dominical

Maiorga - Igreja de S. Lourenço aos domingos às 9:15H.

 

Missas Semanais

Maiorga - Igreja de S. Lourenço - 4ª feira às 19:00H;

Bemposta - Capela de St.º António - sábado às 17:30H.

 

Atendimento / Cartório pelo P. José Dionísio

4ª feira - Igreja de S. Lourenço Maiorga - A partir das 18:00H.

Últimas Publicações